Gustavo Fernandes nasceu em 1964. Tem um percurso académico e profissional desenvolvido no Canadá e em Portugal ao longo de 27 anos, em grande parte dedicados à pintura que o levaram a expôr e desenvolver contactos em vários países. Frequentou em Montreal a Escola de Belas Artes Mission Renaissance, o programa de Artes Plásticas e Gráficas do Dawson College. Especializou-se nas técnicas e métodos de Betty Edwards e “ Drawing from the Artist Within” e “ The Natural way to Draw” de NIcolides. Fez formação profissional sob a orientação do Retratista Francisco de Oliveira.
É autodidacta, criativo e arrojado, na sua obra destacam-se objectos, paisagens, pessoas e pormenores, que lhe dão um real toque hiperrealista. Gustavo Fernandes procura incessantemente a liberdade que o artista deseja e pratica-o de forma sistemática. Para isso, age através de tintas, pincéis, bronzes e flashes, movendo-se com enorme destreza na pintura e no desenho como na escultura e na fotografia. A sua paleta de cores é variada, em matizes e gamas que utiliza com técnica rigorosa e traço forte e firme. As suas obras já fizeram parte de numerosas exposições individuais e colectivas e fazem parte de várias colecções particulares, institucionais e públicas. É convidado regularmente para palestras sobre arte.
Obra Pública:
Murais da Igreja Matriz de Pêro Pinheiro;
Parede do Altar e Painéis da Igreja Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha;
Escultura “ O Golfinho” na Marginal de Cascais;
Painéis decorativos do Hotel Marquês de Pombal em Lisboa;
Hotel “The Yeatman” em Gaia;
Epic Sana, Luanda;
Escultura “Mão Evolution”, Saldanha, Lisboa;
Museus: Museu da Água – E.P.A.L;
Museu João Mário em Alenquer;
Museu do Presidente de Astana no Cazaquistão;
Museu de Aveiro;
Museu do Vinho Bairrada, em Anadia onde está representado com uma tela alusiva ao vinho, de 700x200cm.
Das suas grandes exposições internacionais, devemos destacar:
O Ministério público e os “50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” - Lisboa
“Pintura Contemporânea Português para assistir século” Brussels, Belgium
“Mostra di Arti applicate Contemporânea“,“OKA - objectos com Alma” (UE Presidencia Portuguesa - “Viagens em Portugal“) - Varese, Milão, Itália.