O ArtSpace João Carvalho é um edifício diferenciador desde logo pelo enquadramento. Situado numa zona de fazendas onde se avistam apenas algumas fábricas e armazéns, na saída da aldeia, encontramos um espaço moderno, arejado, com linhas contemporâneas e em tons de preto, com catos plantados na entrada, que se distingue de tudo o que possamos descortinar nas redondezas.
Porque é que fez o estúdio na Gouxaria?
João Carvalho é da Gouxaria, a indústria de curtumes e a casa dos seus pais também. O edifício tem uma vista fabulosa para a serra e para o cabeço de Santa Marta, que faz parte do seu imaginário, pois aquele lugar sempre o atraiu para ali erguer um estúdio. O Artspace foi desenhado antes de falar com um arquiteto, é algo do qual se orgulha e que assume como um projecto de descentralização cultural.
Os Catos
Uma enorme quantidade de catos adorna o Artspace, o edifício é como uma construção que se destaca das demais e se complementa com o horizonte. Estes não servem de aviso, mas sim começam logo por dar um sinal para o espaço invulgar onde se vai entrar, onde o belo existe, de forma efémera, assim como a flor do cato que é belíssima, mas que adorna a planta por muito pouco tempo.