José Rodrigues nasceu em Luanda em 1936 e faleceu no Porto em 2016, formado em Escultura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto,foi fundador e Presidente da Direção da Cooperativa Árvore, Porto. Criou a sua Fundação: Fundação Escultor José Rodrigues, com instalações na Fábrica Social, no Porto. Foi condecorado, em 1994, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, executou mais de 160 medalhas para diversas entidades.
Encenou várias peças de teatro em Portugal e no estrangeiro. Na sua colaboração com poetas e escritores na ilustração de livros, salienta-se o diálogo com Eugénio de Andrade que homenageou em 2015 em variações sobre o corpo. Realizou vários monumentos e esculturas em Portugal e no estrangeiro: Paços de Ferreira,Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Porto, Lisboa, Viana o Castelo, Vila do Conde, Ovar, V.N. Cerveira, Barcelos, Bragança, Valença, Fátima, Macau, New Bedford, Brasil (Recife).
Expôs individualmente desde 1964. Participou, desde 1973, em várias exposições coletivas em Portugal e no Estrangeiro nomeadamente em S. Paulo, Viena, Madrid, Veneza, Budapeste, Washington, Índia, Porto, Lisboa, Bremen, Düsseldorf, Kassel, Caminha, Luxemburgo. Foi distinguido com diversos.
« voltar